Quem tem fossa em casa ou no trabalho sabe que, em algum momento, deverá realizar a limpeza dela, já que uma fossa precisa de manutenção periodicamente. Se não for feita a limpeza, podem ocorrer alguns problemas, como infiltrações, mau funcionamento, entre outros.

A fossa funciona como uma estação de tratamento, isto é, ela faz a divisão dos resíduos sólidos do esgoto. O material sólido fica no fundo da fossa, formando o lodo e a parte líquida fica acima dessas substâncias.

Após esse processo, as bactérias trabalham para anular os agentes que podem transmitir doenças. O retorno do lodo que fica no fundo pode causar doenças aos seres humanos, por isso é tão importante fazer a limpeza da fossa.

Mas como saber que já está na hora de limpar uma fossa? Vejamos alguns indícios.

5 Sinais de que já está na hora de limpar a fossa

1 – Faz bastante tempo que ocorreu a última limpeza: se muitas pessoas utilizam o sistema de esgoto, é um indício de que precisa ser limpo com mais frequência.

2 – Muitas árvores ao redor da fossa: se existirem muitas árvores ao redor da fossa, pode haver algum tipo de estrago, já que as raízes podem causar danos ao subsolo. O ideal é chamar um profissional para identificar se existe algum dano.

3 – Mau cheiro: o mau cheiro é um dos indícios mais fortes de que a fossa precisa de uma limpeza. Se perceber o cheiro de esgoto retornando pelas pias, vasos sanitários, ralos ou na parte externa do imóvel, isso pode ser um indicador de que a fossa pode, a qualquer momento, transbordar.

4 – Poças no quintal: se você perceber o surgimento de poças, mesmo que não seja em períodos de chuva, é um sinal de que é necessário fazer uma limpeza na fossa.

5 – Intervalos para ocorrer à limpeza: o ideal é realizar uma limpeza com intervalos de 1 a 3 anos, porém devem-se levar em consideração o tamanho do reservatório, o fluxo de água e o número de pessoas que a utilizam.

Cuidados com a fossa

A limpeza de uma fossa é um processo que deve ser realizado por profissionais por causa dos perigos que pode oferecer tanto para o meio ambiente quanto para os humanos. Por isso, é recomendável ser efetuado por uma empresa especializada.

Como é necessário realizar limpezas periódicas, você pode tomar alguns cuidados para evitar futuros problemas.

Cuide para não colocar objetos pesados em cima da fossa, isso pode fazer sua tampa quebrar. Também é importante não fazer fogo próximo à fossa, pois a fossa pode causar vazamento de gases e eles não muito inflamáveis.

Outra atitude bastante comum, mas não correta, é que, muitas vezes, quando ocorre o entupimento dos canos, as pessoas colocam soda cáustica ou água quente. Saiba que isso pode danificar a fossa.

Todos esses são sinais que mostram o momento em que sua fossa deve ser limpa. Se você está precisando uma limpeza na sua fossa, saiba que nós temos profissionais especializados. Faça o seu orçamento!

CONHEÇA NOSSO PARCEIRO EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS DESENTUPIDORA SÃO JOSÉ

Open chat