A calha é uma peça/local estratégico de uma casa e ambientes comerciais, de modo geral. É por meio dela que a água da chuva, por exemplo, segue o caminho que se deseja até chegar a um determinado local, que é, na maioria dos casos, o jardim ou poço artesanal.

Além disso, cabe à calha evitar que a água se infiltre em locais como parede ou que venha a gotejar em ambientes como terraço, varanda, entre outros, comprometendo assim a limpeza.

São por essas e outras razões que você deve, sempre que necessário, fazer a limpeza das calhas de sua residência . Para conhecer outros motivos pelos quais deve fazer isso, continue a leitura e entenda melhor a importância dessa tarefa.

Entupimento

A calha se assemelha a um cano, com a diferença de que se trata de uma peça geralmente aberta. Tanto que, inclusive, alguns profissionais utilizam certos tipos de canos para formar a calha.

Mas então por que é importante realizar periodicamente a limpeza da calha de sua residência? Por um motivo super simples, mas importante o suficiente para garantir o adequado funcionamento de sua casa: evitar entupimento .

À medida que a água passa pela calha de sua residência, ela deixa sujeiras que são de origem, em sua maioria, do telhado. Assim, caso a calha não seja limpada, pode chegar um tempo em que ela entupirá, impedindo a passagem normal da água, o que, por sua vez, pode contribuir para que vaze, infiltrando-se na parede.

A água limpa pode ser utilizada para diversas finalidades

Outro motivo pelo qual deve limpar a calha de maneira regular é que a água que desce por ela pode ser utilizada para diversos fins, como, por exemplo, no jardim, para aguar as plantas ou dar de beber aos animais, em caso de se tratar de uma residência situada numa área considerada rural.

Mais do que isso. Na verdade, a água pode ser utilizada para lavar pratos, no banho e para limpar ambientes como terraço, casa, garagem, quintal, etc. É uma atitude inteligente e alinhada com a preservação do meio ambiente.

No entanto, a água só poderá ser utilizada com as finalidades destacadas caso ela esteja limpa e só estará assim se a calha for higienizada de forma periódica.

O ideal é que a calha seja limpada a cada três meses ou sempre que o proprietário da casa identificar que ela entupiu.

Uma forma de limpá-la de maneira eficiente e correta é contando com a ajuda de um profissional especializado, que seja qualificado na área.

Como vimos, limpar regularmente a calha é uma condição indispensável para que ela funcione adequada e eficientemente, evitando problemas como entupimento, vazamento de água e infiltração, bem como o gotejo de água que é super desconfortáveis.

Então, sabia que realizamos esse serviço? Assim, caso a sua calha esteja entupida ou precise de uma limpeza eficiente e ágil, entre em contato conosco. Contamos com uma equipe técnica especializada que pode fazer com que a sua calha volte a funcionar de maneira eficiente.

Conheça também nossa desentupidora em São José Dos Pinhais.