Quais as principais causas de entupimento do cano da caixa de gordura?

As caixas de gordura são um importante compartimento para o funcionamento do sistema de escoamento de esgoto das residências. Como o próprio nome já deixa claro, estas caixas são responsáveis por armazenar toda a gordura que acaba vindo através da pia. Normalmente elas estão instaladas próximas à cozinha e seu objetivo é evitar que todo o conteúdo gorduroso seja escoado junto da água, chegando a fossas públicas e podendo, em muitos casos, obstruir a rede pública de abastecimento.

A importância de limpeza periódica da caixa de gordura nas casas

Por se tratar de um sistema bastante eficiente, é normal que as pessoas negligenciem a manutenção da caixa de gordura em Curitiba e ela acabe ficando entupida. Quando algo assim ocorrer é normal perceber certa demora para a redução do fluxo de água na pia da cozinha, bem como um mau cheiro retornando pelo cano. Nestes casos é importante chamar alguém especializado para realizar a desobstrução dos canos e devolver o funcionamento normal à sua caixa.

O que causa o entupimento do cano da caixa de gordura?

O entupimento do cano da caixa de gordura pode ser causado por diversos aspectos, mas normalmente eles estão atrelados à forma como a pia é utilizada em sua rotina de limpezas. O primeiro erro comum, que ocorre em muitas residências, é o descarte de restos de alimento diretamente no reservatório, na hora de lavar a louça. Pequenos pedaços de alimentos, grãos ou cascas acabam indo pelo ralo junto da água. Eles acabam seguindo o mesmo caminho em direção à caixa de gordura e seu acúmulo pode causar entupimento.

Outro aspecto que acontece em algumas residências é o descarte de certos tipos de embalagens pequenas, ou papel, através da pia. Estes materiais também podem se acumular e criar um novo obstáculo para o fluxo de água. A gordura contida nos alimentos também pode gerar certo bloqueio nos canos conforme o uso, portanto, é indicado fazer uma pequena limpeza nos pratos e louças antes de lavá-los. Passe um pano ou papel toalha antes de lavá-los, fazendo com que a gordura levada aos canos seja reduzida.

Por fim, o entupimento do cano da caixa de gordura pode ser causado por equipamentos muito antigos, que já apresentam algum defeito estrutural. Neste caso, é ideal entrar em contato com um profissional de desentupimento em curitiba que será capaz de fazer o diagnóstico e solicitar a troca.

 

como desentupir caixa de gordura, limpeza de caixa de gordura, como limpar caixa de gordura

 

Como evitar o entupimento do cano da caixa de gordura?

Para evitar que os canos da caixa de gordura entupam, é necessário não adotar comportamentos que coloquem a sua efetividade em risco, como os citados anteriormente neste texto. Além disso, outros comportamentos podem ajudar a afastar tais problemas. Um deles é jogar água fervendo na pia e nos canos após lavar a louça. A água quente age removendo toda a gordura que fica acumulada nos canos, no sifão e na própria caixa de gordura, evitando que haja entupimentos recorrentes.

Resultado de imagem para CAIXA DE GORDURA LIMPEZA .gov

Caso sua caixa de gordura apresente sinais de entupimento, ou o reservatório já esteja cheio apresentando odor ou, até mesmo, transbordando, entre em contato conosco e faça seu orçamento. Para conhecer mais sobre nossos serviços de “desentupimento, limpeza de fossa e hidrojateamento em curitiba” e como manter sua caixa de gordura em pleno funcionamento, leia outros textos em nosso blog!

Vale lembrar que a caixa de gordura deve seguir especificações da norma NBR 8160, expedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que diz respeito a elementos, como o dimensionamento da caixa de gordura em Curitiba, capacidade mínima e onde deve ser realizada a instalação. Para casas, o recomendado é que a manutenção seja feita a cada seis meses; para apartamentos, de três em três meses; e todos os meses em bares e restaurantes de pequeno porte.

Conheça também nossos parceiros DESENTUPIDORA CURITIBA E DESENTUPIDORA EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS.