Do que é constituído um Limpa Fossa?

O caminhão Limpa Fossa é o modelo utilizado não somente na limpeza e esgotamento de fossas sépticas, mas também no transporte e aspiração de outras substâncias dejetadas. São utilizados para a limpeza de canais, galerias pluviais, reservas de gordura e para a remoção de resíduos industriais, por exemplo.

O veículo é composto por um reservatório de tamanhos diversos, cuja capacidade pode variar entre 3.000 e 30.000 litros conforme a necessidade do cliente.

O transporte conta com uma bomba de vácuo adequada, capaz de realizar a sucção de resíduos líquidos ou pastosos com variados graus de densidade, viscosidade, granulometria e umidade. O equipamento é acompanhado por uma chave de reversão, também chamada de chave de 4 vias, que permite alternar as condições internas de vácuo e pressão por meio da sua alavanca.

Um Limpa Fossa é capaz de recolher materiais localizados em até 10 metros de profundidade e até 100 metros de distância do veículo. Sua composição costuma contar com matérias-primas reforçadas como aço e carbono, além de suportes, acessórios e o recipiente propriamente dito.

Os principais componentes que dão suporte ao caminhão são o visor do nível de carregamento ocupado, a armação para mangueiras, os serviços de limpeza interna e geral do tanque, entre outros que vão desde a fabricação do reservatório a manutenção da máquina.

Operar um desses caminhões requer qualificação, o que inclui um motorista com CNH compatível e formado por um curso de direção defensiva. É necessário ainda ter conhecimentos em normas de segurança do trabalho, o que pode evitar acidentes com substâncias inflamáveis como o metano.

Bombas de vácuo

De modo geral, um caminhão Limpa Fossa realiza um trabalho que era feito anteriormente de forma bruta por encanadores, que não contavam com uma proteção adequada no cumprimento do serviço. A bomba de vácuo proporciona que os dejetos sejam aspirados sem um contato direto, o que otimiza a segurança e a higiene a serem prezadas durante o processo.

As bombas de vácuo são um aperfeiçoamento das tradicionais bombeadoras de sucção, usadas desde tempos antigos nos sistemas de irrigação. A maioria utiliza o preceito do Deslocamento Positivo, que parte do princípio de que um vácuo é possível de ser gerado parcialmente com o aumento do volume de um receptáculo.

Em outras palavras, o procedimento é o mesmo de uma bomba d’água operada manualmente, no qual a câmera do vácuo é constantemente fechada, gasta e expandida novamente, provocando a evacuação dentro de um compartimento.

Na região interna da bomba, há ainda um mecanismo que estende uma cavidade fechada para deixar sua pressão inferior à atmosférica. Essa desigualdade entre as pressões empurra parte do fluído do sistema em questão em direção a cavidade, que é então fechada da câmara, liberada para a atmosfera e comprimida novamente ao seu tamanho original.

Um Limpa Fossa pode contar ainda com equipamentos complementares, dentre eles um jato de água pressurizada. Cada veículo deve contar com filtros compatíveis, além de bombas particulares para cada tipo de resíduo.

A limpeza de uma fossa deve ser efetuada periodicamente, o que evita o comprometimento do sistema ou o seu transbordamento. A sucção deve ainda preservar o correspondente a 10% da quantidade total, pois devem ser mantidas as bactérias responsáveis pela digestão da matéria orgânica.

Após um serviço de limpeza nos tanques aspirados, os resíduos coletados devem ser esvaziados em um espaço licenciado, em conformidade com as legislações ambientais vigentes. Precisando desse serviço? Faça já seu orçamento conosco.

CONHAÇA NOSSA PARCEIRA DESENTUPIDORA SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Open chat