A Importância de realizar o Descarte correto de resíduos

A Desentupidora Curitiba, preocupada com nosso meio ambiente traz mais uma incrível matéria sobre cuidados com meio ambiente entenda:

LIXO E RESÍDUOS, QUAL A SOLUÇÃO?

A sociedade está consciente dos malefícios causados pelo lixo e resíduos como poluidores do meio ambiente através da degradação física, química, biológica e mesmo estética que causam nas áreas em que são descartados.
Para resolvermos um problema, primeiramente devemos conhecê-lo e reconhecê-lo, começando por suas definições:
RESÍDUO: é o material descartável resultante de um processo qualquer, portanto elementos ainda limpos e identificáveis;
LIXO: é o resíduo descartável de um processo e identificado como tal ou uma mistura de resíduos.
Portanto, se não misturamos os resíduos, estes não se tornarão lixo; serão identificados e poderão ser reciclados. Este é o
principio importante da sustentabilidade ambiental.
Destas premissas se originou a teoria dos 5 Rs, ou seja, as 5 atitudes que devemos tomar para colaborar com o meio ambiente quanto aos resíduos e ao lixo:
REDUZIR,RECICLAR,REUTILIZAR,REEDUCAR e REPLANEJAR
  • REDUZIR – É a melhor forma de evitarmos danos ambientais. Reduzindo o consumo estaremos consumindo menos água, energia e matéria-prima e diminuindo a produção de lixo.
  • RECICLAR – Cada item reciclado significa menor consumo de água, energia elétrica, matéria-prima e desflorestamentos em geral. Prefira produtos que não agridam ao meio ambiente e colabore implantando a coleta seletiva em sua casa ou condomínio.
  • REUTILIZAR – Desenvolva a cultura da reutilização. Caixas de papelão, embalagens vazias podem ter outras utilidades, antes de enviá-las à reciclagem ou aterro.
  • REEDUCAR – É manter-se informado sobre as questões ambientais. A ignorância ambiental é a maior ameaça à sustentabilidade do ser humano na Terra.
  • REPLANEJAR – É rever nossos gastos e hábitos, nosso estilo de vida e consumismo.
Se quiser efetivamente colaborar com o meio ambiente, reduza ao estritamente necessário todas as suas necessidades. Todo ser vivo precisa de ar, água e alimento para viver. Tudo o mais que consumimos é supérfluo e se destina ao nosso conforto e comodidade. A busca do conforto é inerente ao ser humano, mas a comodidade é preguiça.
Podemos auxiliar a demanda ambiental com pequenos gestos. Alguns exemplos:
  • Prefira recicláveis, principalmente embalagens. Verifique se a embalagem do produto é sustentável, ou seja, não agride o meio ambiente ou pode ser reciclada.
  • Procure utilizar o mais possível os produtos indispensáveis, conscientizando-se da agressão ambiental que ele provoca.
  • Procure informações sobre o assunto de Meio Ambiente e divulgue-as entre seus pares, reeducando a sociedade e auxiliando na sustentabilidade ambiental.
  • Planeje o que fazer com seus RESÍDUOS; não os misture transformando em LIXO. Separando o lixo seco do úmido já estará começando bem. Todo lixo seco poderá ser separado novamente, identificado e ter uma destinação final adequada. O lixo úmido poderá ser decomposto produzindo matéria orgânica, excelente produto à agricultura.
  • Seja ambientalmente consciente use a teoria dos 5 Rs.
Aos poucos as indústrias mais conscientes percebem que o resíduo, proveniente de seus processos de produção, é perda e consequentemente prejuízo. Se diminuem o consumo adquirindo o estritamente necessário, reduzindo perdas, reciclando resíduos ou reutilizando e descartando de maneira sustentável, geram economia de escala e sustentabilidade ambiental.

allowfullscreen=”allowfullscreen”>

Autor: José Mauro Oliveira Araújo
Fonte: organização AEHDA – Araras