(41) 3604-3262 | 9907-0527 (WHATSAPP)

É muito provável que ao longo de sua vida você já tenha sido surpreendido por um ralo entupido. Esse é um dos problemas mais comuns em uma residência. Portanto, este artigo vai apresentar a você as principais causas de entupimento dos ralos.

O entupimento de ralos pode gerar grandes transtornos aos moradores de uma casa, geralmente se associando a ocorrência a falhas no sistema de tubulação existente.

Mas o que muita gente não se dá conta, é de que alguns hábitos pessoais são os maiores responsáveis pelo entupimento de ralos em cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

A seguir, conheça os principais hábitos:

Fios de cabelo

Nos ralos dos banheiros o cabelo é o grande causador de entupimentos. Naturalmente, as pessoas passam por renovação capilar e por isso, perdem fios de cabelo diariamente.

No banho e durante a escovação, são os momentos em que mais esse processo é percebido. Esses fios que caem costumam ficar acumulados na tubulação e com o tempo entupir os ralos.

Para evitar esse problema, é necessário recolher esses fios e jogá-los na lixeira. Outra solução é implantar telas nos ralos e realizar a limpeza periodicamente.

Fio dental

Assim como o cabelo, o fio dental, se descartado na pia ou no chão do banheiro pode causar o entupimento dos ralos, já que o material não é dissolvido pela água. A atitude de jogar o fio dental na lixeira já garante a eliminação deste mal.

Papel higiênico

Ao contrário do que muitos pensam, o papel higiênico não é desmanchado pela água do vaso sanitário, o que o torna uma das principais causas de entupimento de ralos.

Alguns países possuem um sistema de esgotamento sanitário capaz de dissolver o papel higiênico, além disso, nesses lugares, a própria fabricação do produto é feita justamente para esse fim.

No entanto, o Brasil ainda não conta com esse processo, sendo assim, para que o acúmulo de papel higiênico não obstrua o encanamento residencial, é fundamental que seja descartado na lixeira e não lançado diretamente no vaso.

Gordura e resíduo de alimentos

Gordura e restos de comidas são os grandes culpados pelo entupimento do ralo da pia da cozinha. Ao longo do tempo, a concentração desses itens na tubulação dificulta ou até impede a passagem da água.

Sem contar que a gordura presente em óleos utilizados na preparação de alimentos, quando descartados indevidamente contaminam o solo e a água.

Escapar desse problema requer atitudes simples. A primeira, é jogar no lixo toda a sobra de comida presente em panelas e pratos, enquanto o óleo deve ser separado e destinado à reciclagem.

Outra medida complementar é colocar telas nos ralos para impedir a passagem de detritos sólidos.

Soda cáustica

Essa talvez seja a maior surpresa da lista. Afinal, a soda cáustica é popularmente conhecida como agente desentupidor.

Porém, se utilizada em excesso pode grudar na parte interna do cano e obstruir a passagem de água, ou seja, um produto usado para resolver um problema, acaba gerando outro.

Da mesma forma, a soda cáustica em contato com a gordura existente na tubulação pode se transformar numa espécie de sabão e também causar o entupimento dos ralos.

Reformas

Em reformas, alguns materiais de construção como areia e pedras podem cair nos ralos e causar o entupimento deles. A melhor solução é deixá-los cobertos durante as obras.

Embora você tome todos os cuidados preventivos, ainda estará sujeito a passar por essa incômoda situação.

Se isso acontecer, conte com a gente! Estamos à sua disposição 24 horas por dia. Solicite um orçamento já.

Conheça também nossa desentupidora em São José Dos Pinhais.

Orçamento
Solicite um orçamento
Olá!
Como podemos ajudar?
Powered by