Um vaso sanitário entupido é um transtorno enorme, pois basicamente, inviabiliza o funcionamento de um banheiro, seja localizado em uma casa ou em um estabelecimento comercial.

Esse é um problema que, em muitos locais, pode acontecer com frequência, sendo sempre uma dor de cabeça para quem tem que lidar com os transtornos de resolvê-lo.

Em muitos casos, o entupimento pode ser encarado com bom humor e há quem faça piada, porque os próprios dejetos podem causar o problema, mas a verdade é que esses casos costumam ser simples de resolver e as causas dos entupimentos mais sérios costumam ser outras.

Os vilões do entupimento

Praticamente qualquer objeto descartado no sanitário pode causar problemas, mas vamos listar aqui sobre as causas mais comuns, os vilões dos vasos sanitários.

O papel higiênico

Essa é, definitivamente, a principal causa de entupimentos, tanto que muitos banheiros compartilhados colocam até avisos pedindo para que não se jogue papel higiênico na privada.

Muitas pessoas acreditam que o papel pode ser diluído durante a descarga, mas isso só acontece se o papel for biodegradável, que custam mais caro e não é comum no Brasil.

Em alguns países, esse tipo de papel é mais acessível e, por isso, existe o hábito de descartar o item no vaso. Nesses locais, inclusive, o sistema de esgoto é preparado para receber o papel, o que não é o caso por aqui.

Absorventes e outros objetos

Esses todos sabem que não podem, mas mesmo assim, muitas pessoas ainda descartam absorventes, lenços umedecidos, preservativos, cotonetes e embalagens no vaso sanitário. Isso não deve ser feito em nenhuma hipótese e ainda é algo que pode prejudicar todo o encanamento.

Quedas acidentais de objetos, como tampinhas, moedas e grampos também podem entupir a privada. O ideal é enfrentar o nojo e retirar o objeto do vaso quando isso acontecer.

Fio dental e cabelo

O fio dental e o cabelo são outros grandes vilões dos entupimentos. Apesar de parecerem inofensivo, não são diluídos e acúmulo dos fios pode causar um entupimento sério.

Fossa entupida

Uma fossa está cheia afeta toda a tubulação, pois dificulta a vazão normal da água. Em geral, quando esse é o caso, os ralos do chuveiro e do lavatório também costumam ser afetados.

Soda cáustica pode ser perigosa

Em caso de entupimentos leves, o problema pode ser resolvido por você mesmo, com a ajuda de um simples desentupidor, por exemplo. Já em casos de entupimentos mais graves ou que sempre se repetem, o ideal é contratar um serviço especializado que atue também encontrando a causa do problema.

Muita gente tenta resolver um entupimento mais grave utilizando a soda cáustica. Mas é preciso lembrar que é um produto químico perigoso e não deve ser manuseado sem proteção adequada.

Além disso, muitos profissionais não recomendam o uso do produto em vasos sanitários, pois existe a possibilidade de que ele se saponifique dentro da tubulação, causando um entupimento ainda mais grave.

O seu vaso vive entupido? Solicite um orçamento no nosso site. Você também pode explorar mais o tema e ler outros textos sobre entupimentos!

CONHEÇA TAMBÉM NOSSAS PARCEIRAS DESENTUPIDORAS EM CURITIBA E DESENTUPIDORA EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS.

Veja também nosso parceiro DESENTUPIDORA EM MARINGÁ!

%d blogueiros gostam disto: