Problemas no encanamento das residências são bastante recorrentes e, na maioria das vezes, causam grandes transtornos. Nem sempre é simples encontrar a causa do problema, e tentar fazer isso sem o conhecimento técnico pode aumentar ainda mais a dor de cabeça.

Desse modo, pretendemos, nesse texto, listar os problemas hidráulicos mais comuns nas residências, apontando suas causas e possíveis soluções. Esse assunto lhe interessa? Então, continue lendo!

Quais são os problemas mais comuns nos encanamentos domésticos?

Vazamento de torneiras: além de causar um som bastante desagradável, o vazamento de torneiras ocasiona bastante desperdício de água, o que é ruim tanto pro meio ambiente, quanto no ponto de vista financeiro. Na maioria dos casos, o vazamento das torneiras é causado pelo seu desgaste interno. Esse é um problema que pode ser solucionado pela troca da peça desgastada – que pode ser o reparo ou a borracha de vedação – ou pela troca da própria torneira.

Ralo entupido: esse problema é bastante recorrente nas residências, principalmente nos banheiros. Geralmente, ralos costumam entupir devido ao acúmulo de fios de cabelo em seu interior. Apesar de existirem, no mercado, vários produtos que prometem solucionar o problema, o uso de líquidos abrasivos pode ser prejudicial para a tubulação.

Pias entupidas: Esse é um problema comum principalmente nas pias das cozinhas. Esses entupimentos são causados, geralmente, por restos de comida ou descarte de óleo, que acaba aderindo às paredes dos tubos e dificultando a passagem de água.

Vaso entupido: O entupimento de vaso sanitário é causado, geralmente, por papel higiênico, absorvente, fraldas, entre outros objetos que caem acidentalmente ou são jogados no interior do vaso. Esse é um problema hidráulico recorrente e que nem sempre pode ser resolvido com técnicas caseiras.

É possível evitar problemas no encanamento?

Sim, é totalmente possível evitar esses problemas. A forma mais eficaz de fazer isso é realizando manutenções preventivas periódicas, uma vez que elas permitem que o problema seja identificado ainda no início. Outra forma de driblar os problemas no encanamento é evitando práticas que prejudicam a tubulação, tais como jogar papel higiênico no vaso sanitário, por exemplo, ou jogar óleo e restos de alimentos na pia da cozinha.
Outra possibilidade é substituir equipamentos muito antigos, como torneiras e tubos, antes que eles apresentem problemas. Além disso, ao realizar reformas, é preciso ter bastante cuidado para evitar que entulhos caiam sobre o sistema de vazão de água, evitando, assim, entupimentos.

Por fim, outra ação importante e que pode evitar transtornos é saber onde se localiza a válvula de desligamento de água da sua residência. Desse modo, ao se deparar com um vazamento repentino, você mesmo pode realizar o desligamento da água, evitando que o problema se torne ainda maior.

O que fazer ao se deparar com algum desses problemas?

Como já comentamos anteriormente, é possível encontrar no mercado produtos que prometem resolver os problemas nos encanamentos, sobretudo entupimentos. Porém, a maioria desses produtos são ineficazes e danifica a tubulação. Desse modo, o ideal, ao se deparar com esse tipo de problema, é contratar profissionais especializados, já que eles podem diagnosticar o real problema e resolvê-lo de forma eficaz e segura.

Esse texto foi útil para você? Esperamos que sim, Quer saber mais? Visite nosso blog e leia outros textos. Caso tenha interesse em nossos serviços, entre em contato conosco e faça um orçamento.

CONHEÇA NOSSAS DESENTUPIDORAS PARCEIRAS EM SÃO JOPSÉ DOS PINHAIS 

DESENTOP SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 

DESENTUPY SÃO JOSE DOS PINHAIS

Open chat