O entupimento de canos e ralos em nossa residência é algo bem desagradável. Afinal, junto com esse problema vem diversos transtornos como louça suja que não pode ser lavada, cheiro de esgoto na residência, transbordamento de água, entre outros.

Muita gente se pergunta: Mas o que fazer para evitar esse problema em minha residência? Se o cano ou ralo já está entupido, não vai ter jeito. Somente um profissional desentupidor em Curitiba vai resolver o seu problema com a tubulação entupida.

Mas se o seu encanamento está funcionando adequadamente, alguns truques podem ajudar a manter o encanamento funcionando bem por um tempo bem mais prolongado. Veja abaixo 4 dicas de como você pode evitar o entupimento dos canos e ralos na sua residência.

Evite restos de comidas e óleo na pia

Um dos problemas que mais contribuem para o entupimento dos canos em uma residência é o despejo de alimentos diretamente na pia. Aos poucos, o alimento vai ficando preso a tubulação e impedindo a passagem da água.

Dessa forma, vai chegar um momento em que a obstrução vai ser total. Quando isso ocorrer, o transtorno vai ser bem grande. Você não poderá lavar a louça, pode acontecer da água transbordar para o chão, entre outras dores de cabeça. Por isso, crie o hábito de evitar que qualquer tipo de alimento vá para a tubulação da pia. Veja os principais vilões:

  1. Grãos;
  2. Óleo de cozinha;
  3. Borra de café;
  4. Pedaços de carnes;
  5. Verduras;
  6. Etc.

Tudo isso contribui para obstruir a tubulação e a melhor saída é evitar. Por isso, se atente ao lavar a louça e jogue no lixo restos de alimentos.

Mantenha as telas de ralos sempre limpas

É bastante comum o acumulo de cabelos nos ralos após o banho. No entanto, o cabelo é um dos vilões que mais contribuem para o entupimento das tubulações. Dessa forma, faça uma inspeção rotineira nos ralos para retirar cabelos e outros materiais que possam obstruir a passagem da água.

Atente-se aos materiais sólidos

Outra dica bacana é atentar-se a outros materiais sólidos que demoram para se decompor e que possam adentrar a rede de esgoto. Um exemplo são pedaços de plásticos, papel higiênico, palitos, pedaços de caixinha longa vida, entre outros.

Esses materiais demoram para se decompor e se houver um início de obstrução no encanamento certamente eles vão colaborar para que haja um entupimento da tubulação ainda mais rapidamente.

Faça uma limpeza preventiva

Por fim, faça uma limpeza preventiva dos canos e ralos para evitar obstrução e possíveis entupimentos na tubulação de esgoto. Um método bastante eficaz é colocar detergente com água quente nos canos. Assim, a gordura que acumula na tubulação se solta e deixa o cano livre para a passagem da água.

Caso a tubulação já esteja entupida, não jogue produtos químicos como a soda. Esse material é tóxico e pode danificar o encanamento, causando um transtorno muito maior.

Concluindo, a prevenção é o melhor método para evitar esse problema. De todo modo, estamos a disposição 24 horas por dia caso seja necessária uma ação emergencial. Conte com nossa desentupidora para resolver seu problema de limpeza e desentupimentos em toda a cidade de Curitiba e região.

Acesse nosso site e faça um orçamento sem compromisso.

Conheça também nossos parceiros DESENTUPIDORA CURITIBA E DESENTUPIDORA EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS.