Muitas residências possuem uma fossa, e a sua função é coletar todo o esgoto advindo da casa para realizar o descarte desses dejetos. É um sistema que necessita de manutenção constante, pois pode gerar mau cheiro, atrair pragas e até mesmo entupir, que é um problema bem mais difícil de resolver.

Realizar essa limpeza de forma inadequada pode causar doenças sérias, por isso a necessidade de se contratar uma empresa especializada, que possui os equipamentos e o treinamento adequado para realizar essa função. Veja em nosso artigo, alguns exemplos de produtos químicos que são utilizados na limpeza de fossas.

Hidróxido de Sódio

O Hidróxido de Sódio é muito popular na limpeza de fossas e, principalmente para desentupimento de tubulações. É um composto com alto poder de corrosão e de ação rápida. Quando aplicado, ele corrói a sujeira que está causando obstruções e abre caminho para a água.

É um produto facilmente encontrado no mercado, mas não deixa de ser um produto que requeira muita atenção no manuseio, devendo sempre ser manipulado com proteção adequada, como luvas, máscara (ele produz vapores nocivos) e óculos de proteção contra respingos. É importante lembrar que ele não deve ser misturado com outros produtos químicos para evitar reações perigosas. Ele pode causar queimaduras ao entrar em contato com a pele, cegueira se entrar em contato com os olhos, dessa forma deve ser mantido fora do alcance de crianças e animais.

Ao entrar em contato com o óleo de cozinha, por exemplo, ele gera uma reação química que causa uma massa sólida que pode piorar ainda mais os entupimentos.

Produtos Biológicos

Diferentemente do Hidróxido de Sódio, os produtos biológicos utilizados na limpeza de fossas não possuem ação corrosiva. Eles são compostos de bactérias decompositoras que agem em conjunto com as que já existem na fossa para degradar os sedimentos presentes na mesma.

É uma ótima alternativa para fossas que possuem uma quantidade razoável de sedimentos, mas não é muito eficaz para fossas que já se encontram muito cheias.

Enzimas Biológicas

As Enzimas Biológicas funcionam de maneira semelhante aos produtos biológicos. São compostos produzidos em laboratórios especificamente para esse fim e são utilizadas para a limpeza de fossas e desentupimento de tubulações. São ótimas opções para o uso residencial, uma vez que também agem nas tubulações, já os compostos biológicos têm seu uso direcionado especificamente para fossas.

Atualmente elas são usadas em residências e nos esgotos da rede pública também, ajudando a manter uma limpeza constante das tubulações. São eficazes para limpeza, mas não para desentupimento.

Adesivos de Desentupimento

Esse produto é utilizado para realizar o desentupimento das tubulações por meio da pressão. São adesivos resistentes e ao serem utilizados, eles deslocam a água e os resíduos que se encontram presos, liberando o escoamento da água.

É muito útil para pequenos entupimentos, mas em problemas maiores eles podem piorar a situação. Além disso, o produto apresenta compostos que podem prejudicar a saúde além de causar danos aos encanamentos.

Espero que tenha gostado do nosso artigo e caso esteja tenho problemas em sua fossa ou encanamento, entre em contato conosco! Estamos disponíveis para realizar um orçamento em sua residência!

CONHEÇA NOSSO PARCEIRO EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS: DESENTUPIDORA SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

 

Open chat