Seja para quem trabalha no ramo das desentupidoras ou para quem está buscando um serviço de desentupimento, os termos jateamento abrasivo e hidrojateamento são muito comuns. Eles possuem um modo de funcionamento semelhante. Porém, sua ação e aplicação é completamente distinta. Portanto, não deve haver confusão em relação ao tipo de método e quando escolher a utilização de cada um.

Neste artigo abordaremos as diferenças entre o jateamento abrasivo e o hidrojateamento. Para isso, é ideal conhecer o conceito por trás de cada um deles. Assim, já será possível entender um pouco das suas formas de ação e como eles se diferenciam na hora da aplicação aos serviços.

O que é o jateamento abrasivo e o hidrojateamento?

Iniciaremos falando sobre o jateamento abrasivo. Ele é muito utilizado dentro da indústria, pois é o responsável por preparar superfícies que irão ser pintadas no futuro. Ele pode ser utilizado em diversos materiais, desde metais até outros tipos de superfícies.

Sua principal função é a remoção de substâncias como ferrugem, carepa de laminação e, até mesmo, tintas antigas. Além disso, o jateamento abrasivo também pode ser utilizado para trabalhos com granito e mármore, onde é capaz de criar ranhuras e rugosidades.

Com o próprio nome deixa claro, o jateamento abrasivo utiliza abrasivos para realizar seus processos de limpeza, como abrasivos metálicos, não-metálicos entre outros. Esses são projetados em grande fluxo para realizar a operação desejada.

Por conta de sua efetividade na limpeza de superfícies, o jateamento abrasivo também é muito utilizado em processos de higienizações gerais, como em madeiras, vidros, tecidos entre outros. Portanto, sua ação é sempre focada no tratamento da superfície de um maquinário, construção, pedra entre outros.

Já o hidrojateamento é utilizado tanto pela indústria como em tarefas mais domésticas. Assim como o jateamento abrasivo, ele pode ser utilizado para a remoção de tintas ou ferrugens que estejam em superfícies que precisam receber tinta no futuro, porém sua ação é mais efetiva em materiais que já estejam soltos.

Além de ser utilizado na limpeza, o hidrojateamento também é muito utilizado para a remoção de obstáculos em encanamentos, podendo ser uma excelente alternativa para desentupimento de canos, tubulações e esgoto.

O hidrojateamento trabalha com grandes forças de pressão na hora de sua ação, o que ajuda a eliminar tudo aquilo que deseja ser retirado, seja de uma superfície ou de uma tubulação com problemas de fluxo. Sua ação tem como base o uso de água, o que faz dele uma alternativa mais amigável ao meio ambiente para quem estiver manuseando.

Quais as diferenças entre eles?

A principal diferença a ser destacada é no que diz respeito ao tipo de material utilizado para a ação de cada tipo citado. Enquanto o jateamento de abrasivos utiliza abrasivos usualmente em forma granulada, o hidrojateamento tem sua ação baseada em água limpa. Portanto, esta segunda alternativa é favorável para quem irá manusear o equipamento, sem riscos e exposições a materiais químicos, além de oferecer uma alternativa mais ecológica.

Se você gostou deste artigo leia mais em nosso blog. Se você busca um serviço de desentupimento em Curitiba, entre em contato e faça seu orçamento!

CONHEÇA TAMBÉM NOSSAS PARCEIRAS DESENTUPIDORAS EM CURITIBA E DESENTUPIDORA EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS.

Veja também nosso parceiro DESENTUPIDORA EM MARINGÁ!